Andreia & Bernardo - Basílica do Convento de Mafra

No dia 1 de Outubro de 2011, curiosamente Dia Mundial da Música, regressámos pela segunda vez este ano à Basílica do Convento de Mafra, para realizar o casamento da Andreia e do Bernardo.

A cerimónia religiosa com missa contou com o seguinte alinhamento musical:

Entrada dos Convidados – Angels, Robbie Williams
Entrada dos Padrinhos – Ac/Dc, Back in Black
Entrada do Noivo – Ária, Bach
Entrada das Madrinhas – I’ll Stand By You, The Pretenders
Entrada da Noiva – Avé Maria, Schubert
Salmo - Felizes os que esperam no Senhor
Aleluia - Haendel
Benção e Entrega das Alianças - You're Beautiful, James Blunt
Ofertório - Panis Angelicus, Franck
Sanctus de Schubert
Comunhão - Canon, Pachelbel
Assinaturas/Saída dos Noivos - Viva la Vida, Coldplay

Mandado edificar por D. João V em 1711, é o mais sumptuoso convento e monumento barroco português e as peripécias da sua construção inspiraram um dos primeiros sucessos do Nobel das Literartura, José Saramago (Memoril do Convento). É o paradigma do reinado mais rico da história de Portugal, graças ao ouro vindo do Brasil. Foi construído para cumprir a promessa do rei caso tivesse um descendente para ocupar o trono. Reconhece-se alguma inspiração do castelhano convento do Escurial, numa articulação harmoniosa de três componentes distintas: palácio real, convento e igreja. O projecto original é de João Frederico Ludovice, também autor da basílica da Estrela, em Lisboa. O convento foi ocupado pelos Franciscanos que desenvolveram a farmácia e a enfermaria, enquanto que os outros ocupantes deste convento, os Dominicanos desenvolveram a biblioteca. Parte das instalações está ocupada pela Escola Prática de Infantaria, sendo possível visitar, a pedido, esta unidade militar e apreciar os monumentais corredores com centenas de metros dedicados às batalhas de Portugal e onde cabe um camião. Integram este conjunto monumental, o Palácio, o Museu, a Biblioteca conventual e a Tapada.

Andreia e Bernardo sejam felizes por muitos e muitos anos, são os votos do Ensemble FazMúsica!

1 comentário:

  1. Quero agradecer todo o empenho e dedicação do grupo Ensemble Faz Música pois foram os responsáveis por terem tornado a cerimónia ainda mais bonita!!
    Tanto eu como o Bernardo desejamos a continuação do maior sucesso!!
    Cumprimentos
    Andreia Paes de Vasconcellos

    ResponderEliminar