Igreja Paroquial de Enxara do Bispo - Filipa & Daniel

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção ou Igreja Paroquial de Enxara do Bispo, no concelho de Mafra, é um templo primitivo dedicado a Nossa Senhora da Serra, do qual subsiste na fachada do século XVIII, uma inscrição gótica. Esta igreja apresenta um conjunto de elementos quinhentistas e seiscentistas de grande interesse. Situada num local ermo, este templo apresenta uma vista que domina toda a povoação e constitui um belo miradouro. Todos estes elementos conjugados, foram o cenário ideal para o casamento da Filipa e do Daniel, no dia 2 de Outubro de 2011. Apesar de não se saber ao certo a data de construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, dá-se quase como certo pertencer ao período manuelino, como indica a inscrição existente no exterior, que data a sua sagração de 1534 pelo Bispo D. António. Devido ao terramoto de 1755 ruiu a abóbada da única nave. Apresenta azulejos setecentistas na capela-mor, representando cenas da vida de Nossa Senhora, e ainda um arco quinhentista no acesso ao baptistério, uma pia baptismal e duas de água benta manuelinas.


Um arco de volta perfeita abre para a capela-mor, ladeado por dois retábulos de talha. Ao centro da capela-mor foi colocado retábulo barroco de talha, encimado por frontão triangular e vazado por camarim, albergando trono ladeado por dois nichos com imagens. Atrás do retábulo, a parede é revestida por azulejos de tapete. O espaço da capela-mor é coberto por abóbada de nervuras de dois tramos, com bocetes lavrados. As paredes laterais são revestidas por silhares de azulejos, possuindo quatro tábuas quinhentistas de temática mariana, que integravam um antigo retábulo, com os temas da Visitação , Adoração dos Pastores , Adoração dos Magos , Coroação da Virgem, desconhecendo-se no entanto a oficina a que pertencem.

Filipa e Daniel sejam felizes por muitos e muitos anos, são os votos do Ensemble FazMúsica!

1 comentário:

  1. e uma bonita igreja fui la batizada e fiz a primeira comunhao assim como meus irmaos e irmas,vivo a muitos anos na Alemanha mas ainda e a minha igreja querida.

    ResponderEliminar