Igreja da Aldeia de Paio Pires - Ana & Filipe

No sábado dia 29 de Outubro de 2011 decorreu o casamento da Ana e do Filipe, na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada, na Aldeia de Paio Pires.


As primeiras referências à ermida de Nossa Senhora da Anunciação da Aldeia de Paio Pires datam do século XVI, sendo mencionada na visitação efetuada pela Ordem Militar de Santiago a Almada em 1564-1565, considerada então, tal como as demais ermidas existentes no território hoje correspondente ao concelho do Seixal, como ermida anexa à Igreja de Santiago de Almada. Infelizmente, a ata da visitação não nos fornece a descrição do edifício nessa época, limitando-se a inventariar os bens existentes no templo.
Inicialmente este local de culto era somente uma pequena capela, com um telhado de duas águas, onde existia um pequeno altar e se venerava N. Sr.ª da Anunciada. Diz-se mesmo que D. Paio Peres Correia (cavaleiro das hostes de D. Afonso Henriques, ao qual a localidade deve o seu nome), quando aqui acampou com as suas tropas já encontrou esta capela e que prestou culto aos pés desta santa.

Em 1850, um filho da terra, proprietário de uma livraria em Lisboa (na Rua do Ouro), de seu nome José António Rodrigues, contactou com várias personalidades e conseguiu a verba suficiente para transformar a Igreja Matriz. Esta obra contou também com o apoio da família Lima que era bastante devota a esta santa. A obra foi terminada em 1851, precisamente no 1.º domingo de agosto para as festas da N. Sr.ª da Anunciada. Para além da imagem de Nossa Senhora da Anunciada, podemos ver também imagens de S. Francisco Xavier, S. Sebastião, Santo António, Imaculada Conceição, Nossa Senhora da Consolação, Sagrado Coração de Jesus e S. José.
A paróquia é instituída em 26 de Setembro de 1802, onde aconteceram as celebrações na Igreja de Nossa Senhora da Anunciada da Aldeia de Paio Pires, considerando-se assim instituída a nova paróquia. Em Outubro do mesmo ano, são lavrados os primeiros assentos de batismo, encontrando-se atualmente os respetivos livros de registo paroquial de Aldeia de Paio Pires depositados no Arquivo Distrital de Setúbal. A demarcação dos limites da nova paróquia terá sido efetuada em Março de 1803, coincidindo hoje com o território paroquial.

Ana e Filipe desejamos as maiores felicidades, são os votos do 
Ensemble FazMúsica! 

Sem comentários:

Enviar um comentário